sexta-feira, dezembro 04, 2009

Jorge de Sena (1919 - 1978)



IMAGEM PAULO VASCONCELOS

RETIRADO DE MODO DE USAR http://revistamododeusar.blogspot.com/2009/11/jorge-de-sena-1919-1978.html VISITEM!!!!!!!!!!!!!!
Jorge de Sena (1919 - 1978)

Jorge de Sena nasceu em Lisboa, em 1919. Licenciou-se em engenharia civil, mas dedicou a vida toda à poesia e à crítica. Estreou em 1941, com o volume de poemas Perseguição. O título seria também biograficamente apropriado: em oposição clara à ditadura de António Salazar, é obrigado a deixar Portugal, instalando-se no Brasil em 1958. Outros livros incluemCoroa da Terra (1947), Pedra Filosofal (1950), As Evidências (1955),Fidelidade (1958), Arte de Música (1968), Peregrinatio ad Loca Infecta(1969), Exorcismos (1972) e Conheço o Sal e Outros Poemas (1974).

No Brasil, escreveu o estupendo Metamorfoses, publicando-o no ano em que se naturaliza brasileiro (1963). Em 1965, emigrou para os Estados Unidos, onde faleceu em 1978. Foi um dos intelectuais mais importantes de Portugal no século que se encerrou, e um dos mais competentes poetas, críticos e tradutores da língua luso-brasileira. Apesar de sua passagem pelo Brasil, muito pouco se edita de seus poemas no país, para nosso próprio prejuízo literário.

--- Ricardo Domeneck

§



§

POEMAS DE JORGE DE SENA


Conheço o sal

Conheço o sal da tua pele seca
depois que o estio se volveu inverno
da carne repousando em suor nocturno.

Conheço o sal do leite que bebemos
quando das bocas se estreitavam lábios
e o coração no sexo palpitava.

Conheço o sal dos teus cabelos negros
ou louros ou cinzentos que se enrolam
neste dormir de brilhos azulados.

Conheço o sal que resta em minhas mãos
como nas praias o perfume fica
quando a maré desceu e se retrai.

Conheço o sal da tua boca, o sal
da tua língua, o sal de teus mamilos,
e o da cintura se encurvando de ancas.

A todo o sal conheço que é só teu,
ou é de mim em ti, ou é de ti em mim,
um cristalino pó de amantes enlaçados.

§
Camões dirige-se aos seus contemporâneos

Podereis roubar-me tudo:
as ideias, as palavras, as imagens,
e também as metáforas, os temas, os motivos,
os símbolos, e a primazia
nas dores sofridas de uma língua nova,
no entendimento de outros, na coragem
de combater, julgar, de penetrar
em recessos de amor para que sois castrados.
E podereis depois não me citar,
suprimir-me, ignorar-me, aclamar até
outros ladrões mais felizes.
Não importa nada: que o castigo
será terrível. Não só quando
vossos netos não souberem já quem sois
terão de me saber melhor ainda
do que fingis que não sabeis,
como tudo, tudo o que laboriosamente pilhais,
reverterá para o meu nome. E mesmo será meu,
tido por meu, contado como meu,
até mesmo aquele pouco e miserável
que, só por vós, sem roubo, haveríeis feito.
Nada tereis, mas nada: nem os ossos,
que um vosso esqueleto há-de ser buscado,
para passar por meu. E para outros ladrões,
iguais a vós, de joelhos, porem flores no túmulo.

§

Nenhum comentário:

Roda Viva | José Saramago | 13/10/2003 para não esquecermos

um pensador, um alucinado,como todo grande escritor e que questiona o próprio instrumento que se vale para ser JOSÉ SARAMAGO.Um ensaista da ...