sexta-feira, agosto 21, 2009

Florbela Espanca completa


Florbela Espanca completa
00h30m
As obras completas de Florbela Espanca serão publicadas a partir de Setembro, pela Editorial Presença, em 4 volumes, com introdução e organização do professor José Carlos Seabra Pereira, especialista na obra da poetisa.

Professor da Faculdade de Letras de Coimbra e da Universidade Católica Portuguesa, o estudioso recorreu a várias edições das obras de Florbela Espanca (1894--1930), que interpretou para proceder à fixação do texto, indicou a "Presença" em comunicado.

Nascida a 8 de Dezembro de 1894, em Vila Viçosa, Florbela Espanca morreu no dia em que completava 36 anos, a 8 de Dezembro de 1930, vitimada por uma dose excessiva de barbitúricos, depois de uma vida conturbada, tumultuosa, marcada pelo sofrimento íntimo.

Deixou contos, artigos na Imprensa, traduções, cartas e um diário, mas foi sempre considerada poetisa, acima de tudo. É à sua poesia, quase sempre em forma de soneto, que deve o seu reconhecimento. Depois do primeiro volume, intitulado "Obra poética", que a "Presença" publicará a 15 de Setembro, seguir-se-ão, em 2010, os outros três: "Obra poética - vol. II", "Contos", e "Correspondência".

Nenhum comentário:

Roda Viva | José Saramago | 13/10/2003 para não esquecermos

um pensador, um alucinado,como todo grande escritor e que questiona o próprio instrumento que se vale para ser JOSÉ SARAMAGO.Um ensaista da ...