domingo, agosto 09, 2009

Os Desmandamentos: um manifesto contra o marasmo na poesia

RETIRADO DE POESIA HOJE

por Héber Sales

Os poetas Geraldo Carneiro e Salgado Maranhão lançam na próxima segunda, 10 de agosto, o manifesto Os Desmandamentos, contra o marasmo atual em torno da poesia, que, em sua visão, precisa voltar ao comando dos debates, apontando novos caminhos para a sociedade por meio da renovação da linguagem.

"Com a institucionalização da mentira no Brasil, a poesia ficou sendo uma espécie de reserva ecológica da sinceridade", declarou Gerlado Carneiro em entrevista para o jornal O Globo. "O papel da poesia [é] tornar novo o discurso, fazer com que as palavras adquiram uma força não prevista até então", defende o poeta.

O lançamento do manifesto Os Demandamentos terá Tonico Pereira no papel de Moisés. Haverá também poemas lidos por Camilla Amado, Camila Pitanga, Bianca Byington, Ana Paula Pedro, Cássia Kiss, Roberta Gualda, Mariana Ximenes, Cissa Guimarães e Giulia Gam. Farão parte dos debates os poetas Oswald de Andrade, encarnado por Orã Figueiredo, e Olavo Bilac, por Candido Damm.

SERVIÇO
Lançamento do manifesto Os Desmandamentos
Quando? Segunda, dia 10 de agosto, às 21h00
Onde? Teatro Maria Clara Machado (Planetário).
Quanto? Entrada franca.

Nenhum comentário:

Roda Viva | José Saramago | 13/10/2003 para não esquecermos

um pensador, um alucinado,como todo grande escritor e que questiona o próprio instrumento que se vale para ser JOSÉ SARAMAGO.Um ensaista da ...