sexta-feira, novembro 06, 2009

Manuscrito de José Régio avaliado em 7000 euros vai à praça

Imagem P Vasconcelos
por LusaOntem D de Notícias PT http://dn.sapo.pt/cartaz/livros/interior.aspx?content_id=1411640

Um manuscrito com mais de 70 anos do escritor José Régio, que pode atingir os 7000 euros, é uma das mais de 600 obras de uma biblioteca particular que vai ser leiloada em Lisboa no próximo fim-de-semana.
Esta será a terceira parte de quatro sessões de leilão das mais de 3500 obras da biblioteca particular do pai do actual presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, onde se destacam alguns manuscritos de escritores como Ramalho Ortigão, José Régio e Eliezar Kamenezky, num conjunto que reúne obras dos séculos XVI aos XX.
De acordo com a responsável da iniciativa, Isabel Maiorca, "as expectativas são as melhores" para os leilões que vão realizar-se no Palácio do Correio Velho, em Lisboa.
"Esperamos que o resultado desta sessão seja igual às sessões antecedentes, onde vendemos praticamente todos os livros", contou a responsável, sublinhando que na quinta e sexta-feira haverá uma exposição das obras que vão depois à praça com valores base de licitação que variam entre os 150 e os 7000 euros. .
O leilão abrange 645 lotes de diversas temáticas, entre as quais se destacam dois Livros de Horas, Arte, Literatura Portuguesa, História, Viagens, Roteiros, Genealogia, invulgares folhetos da época sobre a inauguração da estátua equestre del-Rei D. José I.
O lote com valor de licitação mais elevado diz respeito a um manuscrito de 1937 de José Régio, "um original, que comporta lindos desenhos do poeta", que poderá atingir os 7000 euros, de acordo com a leiloeira.
A exposição estará patente quinta e sexta-feira, também no Palácio Correio Velho, das 10:30 às 13:30 e das 14:30 às 19:00, sendo que o leilão de Livros e Manuscritos do Palácio do Correio Velho decorrerá sábado e domingo às 15:00.

Nenhum comentário:

Roda Viva | José Saramago | 13/10/2003 para não esquecermos

um pensador, um alucinado,como todo grande escritor e que questiona o próprio instrumento que se vale para ser JOSÉ SARAMAGO.Um ensaista da ...