segunda-feira, novembro 02, 2009

Obra do poeta português Gastão Cruz chega ao Brasil-By Globo Prosa e Verso

Guilherme Freitas -



Com quase cinco décadas de atividade literária e mais de 20 livros publicados, o poeta português Gastão Cruz tem um extenso currículo - que inclui os prêmios do PEN Clube de seu país e da Associação Portuguesa de Escritores - mas só agora vê sua obra chegar ao público brasileiro, com o lançamento de "A moeda do tempo e outros poemas" (Língua Geral"). Organizado pelo professor de literatura portuguesa da UFRJ Jorge Fernandes da Silveira, o livro reúne a obra completa de Cruz, desde o primeiro poema, "A morte percutiva", de 1961, ao recente "A moeda do tempo", de 2006.

Cruz esteve no Rio para o lançamento do livro e falou para uma plateia numerosa na Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, a respeito de sua obra e de sua relação com a poesia brasileira. Revelou sua admiração por Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, e leu poemas dois dois autores que o influenciaram.


- Drummond teve tamanha influência sobre a geração anterior à minha, a dos anos 1950, que era como se fosse de fato de um poeta português.....

Luz do Leblon

No inverno tão
quente semelhante
a um verão amamos a
incerteza

Com voz igual
o mar retrata o ávido
cheiro do corpo o aroma a
sangue
impossível de manter escorrendo
sobre a pele molhada
de outro mar

O verão do Leblon nega o seu
nome
escondemo-nos
na luz reconhecendo-o




leia todo texto em Prosa e Verso Globo http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/default.asp

Nenhum comentário: