quinta-feira, outubro 29, 2009

XXIX Congresso de Poetas, em Budapeste

Paulo Vasconcelos

03:38 Budapeste .- O México e a Argentina Victoria's Romero Silvia Maria Inez Grivarello Ottado receberam hoje o prêmio do concurso de poesia em espanhol do Mundo XXIX Congresso de Poetas, em Budapeste.

Os prêmios foram apresentados na sessão de encerramento do congresso, que durou quatro dias e reuniu na capital Magyar cem poetas dos cinco continentes.

Droogenbroodt Germain, poeta belga que viveu na Espanha desde 1987 e secretário-geral do congresso, disse à"o mais importante nesses eventos é o contato com poetas locais, bem como atingir as pessoas e sentir o pulso do nosso povo".

O poeta lembrou que nesta edição, pela primeira vez na história que já participaram juntos escritores da China, Hong Kong e Taiwan, que irá sediar o próximo evento na primeira semana de dezembro de 2010.

Durante os quatro dias do congresso, foi premiado com o "Prémio Internacional de Poesia Parnasszus" Anis Koltz luxemburguesa, o eslovaco Milan Richter e os taiwanense Hsi Yu, que também foi premiado pela secção húngaro do PEN Clube.

No evento, realizado sob o tema "O futuro é um lugar na terra", envolvendo mais de cem poetas de 25 países.

O poeta espanhol Pedro Jesús de la Peña se cognominando "esperançoso" e de que o título, como "mídia", disse ele a esperança de que todos nós em situações de grave crise como esta, em que há um futuro para a humanidade ".

O evento publicou uma antologia, com o mesmo título da conferência organizada pela Academia Mundial de Artes e Cultura (WAAC), que é realizada anualmente.
By El Universal Caracas

Nenhum comentário:

Roda Viva | José Saramago | 13/10/2003 para não esquecermos

um pensador, um alucinado,como todo grande escritor e que questiona o próprio instrumento que se vale para ser JOSÉ SARAMAGO.Um ensaista da ...